quarta-feira, 17 de junho de 2009

A carta de amor

CARTA. A figura visa a dialética particular da carta de amor, ao mesmo tempo vazia (codificada) e expressiva (cheia de vontade de significar o desejo).

1. (...)
O que quer dizer "pensar em alguém"? Quer dizer: esquecê-lo (sem esquecimento a vida é impossível) e despertar freqüentemente desse esquecimento. (...) "Pensar em você" não quer dizer nada mais que essa metonímia. Porque, em si, esse pensamento é vazio: eu não te penso; simplesmente te faço voltar (na mesma proporção que te esqueço).

2. (...)
Mas, para o enamorado, a carta não tem valor tático: ela é puramente expressiva - para ser exato, elogiosa (mas o elogio aqui é desinteressado: é apenas a fala da devoção); o que estabeleço com o outro é uma relação, não uma correspondência: a relação liga duas imagens. (...)

3. Como desejo, a carta de amor espera sua resposta; ela impõe implicitamente ao outro responder, sem o que a imagem dele se altera, se torna outra.
(...)




Barthes, Roland - Fragmentos De Um Discurso Amoroso - Editora: Francisco Alves - 15ª edição - tradução: Hortênsia dos Santos.



Um comentário:

Victor Moraes, disse...

É, acho que carta de amor foi o tema do dia. rs
Enquanto alguns pensam em escrever eu fui pensar logo em queimar.

Mas sim, toda carta de amor espera sua resposta.

raso

qual atalho, uma curva pro caminho do sossego - mas no fundo é raso; água bate no joelho nada - não é nada nunca foi tão fácil contud...